Infográfico: O Que É, Tipos, Exemplos e Como Fazer um Infográfico

Infográfico é uma forma visual utilizada para apresentar informações e dados de maneira facilitada, o que, certamente, ajuda na compreensão do leitor mesmo quando o conteúdo tem maior complexidade.

Costuma incluir textos e imagens na sua elaboração, como ilustrações, gráficos e ícones.

Por exemplo:

Infográfico: O Que É, Tipos, Exemplos e Como Fazer um Infográfico

O que é um infográfico?

Infográficos são dados/informações apresentados com o auxílio de recursos visuais. Na prática substitui-se textos explicativos por imagens e outros elemento gráficos com o objetivo de transmitir uma ideia ou conhecimento de forma mais amigável.

Diariamente temos contatos com diversos infográficos, que são ferramentas muito utilizadas pelos  meios de comunicação. No jornal, nos noticiários, livros e principalmente, na internet.

O fundamento da internet é transmissão de informações, e todo e qualquer meio de facilitar esta transmissão é muito bem vindo. Torna o ato de transmitir a informação mais atrativo, acima de tudo, mais fácil de entender.

Com certeza, apenas observando a imagem acima você já entendeu do que é um infográfico.

Por que usar Infográficos?

O cérebro humano processa dados visuais 60.000 vezes mais rápido do que texto, consequentemente transmitir uma informação graficamente é garantir que seu público ira entender sua mensagem da forma mais precisa.

Algumas vantagens em usar infográficos:

  • Melhor compreensão da mensagem pelo usuário;
  • Maior interação dos usuários e mais chances de viralizar (mais fáceis de serem compartilhados, logo mais chances);
  • São uma ótima ferramenta para o Marketing Digital (geração de leads, aumento de tráfego;
  • São democráticos: funcionam bem para empresas B2B ou B2C, independente do segmento de atuação.

Tipos de Infográficos

Infográfico Estático

São os infográficos mais comuns. O infográfico formado por uma imagem estática, que visa expressar e definir as informações a serem transmitidas.

Devem ser bem organizados e, normalmente são acompanhados de informação textual.

Infográfico Estático

Fonte: Blog Logística

Infográfico Dinâmico ou Animado

São infográficos em vídeo. Normalmente aminações. Permitem o entendimento de um processo, por exemplo, uma montagem de motor.

Os infográficos dinâmicos, geralmente, possuem um processo de criação bastante complexo, portanto exigem alto grau de domínio de ferramentas de animação e modelagem.

Infográfico Dinâmico ou Animado

Fonte: AMS Performance

Infográficos Interativos

Semelhante ao infográfico dinâmico, difere-se apenas por permitir a interação do usuário/leitor.

São mais raros, e possuem um alto grau de complexidade para serem desenvolvidos.

Etapas para Criação de um Infográfico

Defina o que você quer transmitir

Comece definindo seu foco, o que é que você quer informar. Em outras palavras, qual informação vocâ que transmitir.

Reúna dados

Faça uma pesquisa e levante os elementos necessários a criação de seu infográfico. Preste bastante atenção de quais fontes você irá extrair seus dados. Fontes confiáveis são condiçãoo obrigatória para o sucesso de seu infográfico.

Crie um esboço

Após a coleta e seleção dos dados, crie um rascunho. Em outras palavras, comece a organizar as informações.

Revise seu trabalho

Faça a revisão de seu rascunho. Faça as correções necessárias. Transforme seu esboço na versão final.

Design

Implemente (edite) seu infográfico através de uma ferramenta apropriada. A apresentação visual é um importante item para o sucesso do seu infográfico.

Ferramentas para Criação de Infográficos

Qualquer ferramenta de edição pode ser utilizada para criação de infográficos. Até mesmo o Word. Muitos usam os softwares da Adobe, mas que possuem o inconveniente de serem todos pagos. Mas existem alternativas que facilitam o processo de criação e edição:

Visme

O Visme oferece templates prontos para você utilizar na versão gratuita. Você pode modificar os itens para montar o seu infográfico, conforme a sua necessidade.

A ferramenta oferece uma boa quantidade de fontes, imagens, estilo e ícones para enriquecer ainda mais o seu material.

Canva

O Canva é uma ferramenta online e totalmente gratuita. Mesmo quem não é designer não terá maiores dificuldades em utilizar o Canva. Nela você encontrará diversos templates (alguns pagos) para criação de uma série de elementos gráficos, entre os quais, infográficos.

Piktochart

O grande diferencial do Piktochart é que ele te guia, como um passo a passo, na criação do seu infográfico. Possui ainda templates personalizáveis.

Funciona de forma gratuita, mas, como outras, há recursos pagos.

Venngage

Venngage é uma ferramenta relativamente nova no mercado com diversos templates grátis, flexíveis e com uma interface bastante intuitiva. Voltada principalmente para a criação de infográficos, possui uma série de recursos grátis, entre outros pagos.

Outras Ferramentas

Podemos ainda citar o Easel.ly e o Infogr.am.

Uma última dica é o site Freepik, que apesar de não ser uma ferramenta de criação em si, possui um um acervo “matador” de imagens grátis, que certamente serão úteis na criação dos mais diversos infográficos.

Conclusão

Infográfico é uma eficaz ferramenta para construção de autoridade, conseguir engajamento dos usuários e gerar leads qualificados. Portanto é essencial para alcançar sucesso no Marketing Social.

Por mais trabalhoso que seja, o retorno é excelente, o que se traduz em geração de tráfego e leads.

Portanto, não deixe de utilizar esta poderosa ferramenta.

 

Quer se aprofundar? Leia aqui um excelente e completíssimo artigo sobre criação de infográficos. Outra dia de leitura? Ubersuggest: Ferramenta Gratuita de Pesquisa de Palavras-Chave.

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