Como Fazer Dropshipping com a Shopify

Como Fazer Dropshipping com a Shopify

Como Fazer Dropshipping com a Shopify: Você sabia que não precisa perder tempo e dinheiro com um estoque físico de produtos? O custo de aquisição e manutenção de um estoque físico de produtos já é o suficiente para assustar muitos empreendedores do e-commerce – especialmente aqueles que estão começando. O que muitos não sabem, no entanto, é que é possível abrir um e-commerce que trabalhe exclusivamente com o modelo de dropshipping. Neste artigo vamos ver como a Shopify fornece uma plataforma completa para dropshipping. Veremos também o uso de outros sites como o Mercado Livre, o AliExpress e o eBay.

O que é Dropshipping?

Podemos traduzir livremente dropshipping como “estoque na fonte”, isto é, o processo de venda de mercadorias e produtos no qual o revendedor não mantém os estoque físico. Ele oferta e comercializa produtos que estão no estoque do fornecedor. Logo, quando uma venda é realizada, ou seja, o cliente completou o pedido de compra, o revendedor solicita e paga a mercadoria ao fornecedor. O fornecedor então fará todo o processo de embalagem e envio diretamente ao cliente final. Em outras palavras, o revendedor atua como um mero intermediário. O lucro com esse processo vem da diferença de preço entre o valor que você divulga na sua loja online e o que o seu parceiro dropshipping cobra.

Notem que apesar da dispensa de trabalho com estoques, há muito a ser cuidado e trabalhado, como, por exemplo, o marketing e a fidelização de clientes.

Como Funciona o Dropshipping

Vantagens do Dropshipping

  1. Menos despesas operacionais: em teoria, basta um site para começar.
  2. Sem necessidade de depósito: sem estoque = sem local parta armazenar mercadorias e produtos = menos custos.
  3. Expansão flexível: seu negócio se expande de acordo com performance.
  4. Independência de local: sua loja virtual pode ser operada de qualquer lugar do mundo.
  5. Baixo risco: você não precisa de contratos de exclusividade com seus fornecedores.

Desvantagens do Dropshipping

  1. Margem baixa: normalmente a diferença entre o que seu fornecedor cobra e você vende (margem de lucro) é pequena.
  2. Menos controle: você tem menor controle em verificar a qualidade do produto, bem como garantir bom andamento do envio.
  3. Alto investimento em marketing: não necessariamente investimento financeiro, mas você precisa de uma estratégia de marketing robusta e de qualidade.
  4. Muita concorrência: existe muita concorrência no dropshipping porque qualquer pessoa pode fazê-lo. Você precisa encontrar um bom nicho e produto(s), e, claro, se dedicar e trabalhar.

O que é a Shopify?

A Shopify é uma plataforma de e-commerce que permite empreendedores e lojistas e construam e anunciem em uma loja virtual. Você não precisa ter experiência técnica, pois a Shopify supre exatamente esta lacuna, por ser uma plataforma intuitiva e bastante simples.

Em outras palavras, a Shopify possibilita que você gerencie de maneira otimizada a sua loja virtual e garanta os melhores resultados para o seu negócio. Você não precisa se preocupar com os diversos detalhes técnicos que um comércio eletrônico exige pois a Shopify lhe fornece todas essas ferramentas.

Você já deve ter percebido que a Shopify é uma plataforma de e-commerce, isto é, você pode criar uma loja virtual e vender seu próprios produtos, sem se preocupar com os aspectos técnicos.  Mas é o dropshipping? A resposta a essa pergunta é o que veremos a seguir.

Vantagens da Shopify

  1. Fácil usabilidade: Você não precisa se preocupar com a parte técnica da gestão da loja virtual.
  2. Design responsivo: Qualidade garantida do seu site tanto na versão para desktop, como para os dispositivos móveis e smartphones.
  3. Economia de tempo: Fora as questões de ordem técnica, a Shopify facilita a gestão de produtos e estoque da sua loja virtual.

Desvantagens da Shopify

  1. Baixo desempenho de SEO (Search Engine Optimization)
  2. Os nomes de domínio não são incluídos em nenhum dos pacotes disponíveis.
  3. Não oferece a opção de se montar uma multilíngue.

Dropshipping com a Shopify

Se você deseja criar uma loja na Shopify para fazer dropshipping, você primeiro precisa determinar quais serão seus fornecedores (estamos imaginando aqui que você já tem seu nicho e produto(s) definidos). A Shopify possui uma parceria que lhe ajuda nisso, o Oberlo.

Oberlo

O Oberlo é um aplicativo para ajudar os profissionais de dropshipping, que Oberlo trabalha única e exclusivamente com o Shopify, logo, para utilizar o Oberlo você precisará de uma conta da Shopify.

A plataforma Oberlo possui uma configuração rápida e descomplicada. Basta navegar por ela e importar os produtos disponíveis em seu  painel de controle.

Escolhendo os seus Fornecedores

No Oberlo você pode escolher trabalhar com três tipos de fornecedores:

AliExpress: o gigante virtual chinês. Seu catálogo de produtos é imenso, então você pode vender praticamente tudo, mas lembre-se que você precisa alinhar a escolha dos produtos a sua estratégia de divulgação, pois você precisa atingir um público que não é atendido diretamente pelo AliExpress. Por que uma pessoa vai comprar de você mais caro ao invés de pagar mais barato diretamente no AliExpress? Aí que entre sua estratégia de marketing e divulgação. Por último, preste atenção a qualidade dos produtos, os prazos de frete e o suporte pós venda, pois podem variar bastante.

Fornecedores do Oberlo: também têm uma grande quantidade de produtos, além de as suas licenças comerciais serem controladas pelo Oberlo. Normalmente o suporte está disponível em inglês e entregam no mundo inteiro.

Fornecedores verificados: fornecedores de alta qualidade que, melhor do que na categoria anterior, têm seus depósitos inspecionados pelo Oberlo. 95% dos pedidos são entregues a tempo e a taxa de reclamação é mínima (menos de 2%).

Note aqui que tanto o Oberlo como o Shopify são soluções pagas, ou seja, você precisará escolher entre um dos planos oferecidos por cada uma das plataformas, e desembolsar um valor mensalmente. A boa notícia é que ambas oferecem uma plano grátis para testes, normalmente 14 dias, o que pode não ser suficiente para você entender como seu projeto se desenvolverá.

Passo a Passo Para Montar sua Loja de Dropshipping no Shopify

Defina seu nicho: Determine em qual nicho você irá atuar. Os três nichos mais populares são: saúde/emagrecimento/bem estar; dinheiro/investimentos/negócios; e relacionamentos/sexualidade).

Escolha seu(s) produto(s): Note aqui que normalmente estaremos tratando de produtos físicos.

Escolha um nome para sua loja: Escolha um nome alinhado com seu nicho e produto(s); Seja criativo e não complique as coisas, o nome de sua loja deve remeter ao seu nicho/produto. Escolha um nome memorável.

Crie sua conta na Shopify: Otimize as configurações. Informe seus dados de pagamento. Estabeleça as políticas internas da loja. Revise o design. Pronto, agora basta colocar sua loja online.

Inclua os produtos na sua loja: Instale o aplicativo Oberlo no seu computador ou smartphone. Importe os produtos escolhidos.

Inicie sua estratégia de marketing: É importante que você tenha em mente que sua loja dificilmente atrairá um tráfego muito alto durante os primeiros dias ou semanas. Invista tudo o que puder nas campanhas de marketing.

Pronto. Nada fácil, mas neste ponto você tem sua loja pronta na Shopify e o modelo de dropshipping implementado. Parabéns!

Está gostando? Vamos então um pouco mais além.

Dropshipping em Outras Plataformas

O dropshipping é uma conceito amplo, logo não está ligado a nenhuma plataforma ou ferramenta específica.

Você não precisa do Shopify ou mesmo do Oberlo. Você pode montar sua loja online, por exemplo, com soluções como OsCommerce, Magento ou WooCommerce.

A escolha de fornecedores pode ser feita de inúmeras maneirais, desde sites como AliExpress, eBayGearbest ou mesmo o Mercado Livre. Ou até mesmo de lojas e fornecedores de sua cidade ou região.

O importante é você entender o conceito de dropshipping, que é basicamente a venda sem possuir estoques, a intermediação entre o cliente final e o fornecedor do produto ou mercadoria.

Note que a imagem na construção da venda é a sua, a da sua loja, portanto é muito importante que você entenda e tenha o controle sobre:

  1. a qualidade do produto;
  2. o prazo de entrega; e
  3. o suporte pós venda (garantia).

No mais, nada mais é do que você atuar como divulgador, por isso a importância de sua estratégia de marketing.

Conclusão

O dropshipping é uma forma interessante de você empreender online. Sua grande vantagem é o fato de você não ter que lidar com estoque físico/próprio. Na outra ponta, você tem margens pequenas e muita concorrência.

Não é uma tarefa fácil: Você não vai ficar rico de uma hora para outra.

Cuidado com os depoimentos de você lê e assiste na internet. O YouTube está repleto de vídeos que vendem a falsa ideia que você ganhará rios de dinheiro. Dificilmente as pessoas divulgam o que gastaram com marketing e sobre as iniciativas que deram errado.

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