Marketing de Afiliados: Escolhendo Nichos e Produtos

Marketing de Afiliados: Escolhendo Nichos e Produtos. Neste artigo vamos ver os principais itens que devemos considerar ao escolher um nicho e um produto para atuar como afiliado, ou seja, sob a ótica de um afiliado, como escolher o nicho e os produtos ideais, isto é, os mais lucrativos.

Marketing de Afiliados: Escolhendo um Nicho e Produto

Marketing de Afiliados: O que é?

O marketing de afiliados é o processo de ganhar uma comissão promovendo produtos de outras pessoas (ou empresas).

Você encontra um produto que gosta, promove para outras pessoas e obtém uma parte do lucro por cada venda que realiza.

Em essência, você está gerando uma renda compartilhando, recomendando e promovendo o produto ou serviço de outra empresa ou pessoa.

Ou seja, quando uma venda de um produto é concretizada através de seu link de divulgação, você recebe um pagamento por esta conversão (venda).

Notem que na outra ponta está o produtor, que é quem cria um infoproduto, como um curso online ou livro digital, ou ainda, disponibiliza um produto físico para venda. O produtor também considera vários dos itens que veremos quando decide desenvolver seu produto.

Mas então, como escolher qual mercado atuar, qual nicho ou sub-nicho, qual produto?

O que é um Mercado

Um mercado é um assunto macro, que desperta o interesse de um grande número de pessoas com características em comum, por exemplo: emagrecimento.

De cara, em termos de Marketing de Afiliados, podemos adiantar quais são os 3 principais mercados:

  • saúde/emagrecimento/bem estar;
  • dinheiro/investimentos/negócios;
  • relacionamentos/sexualidade.

Nichos de Mercado

Um nicho de mercado é representado por um sub grupo de pessoas de um mercado que tem interesses (assuntos específicos) em comum.

Normalmente um interesse (assunto) está relacionado a um problema ou a um desejo. Problemas estão ligados a um sentimento de “dor”, enquanto um desejo visa a satisfazer um “prazer”.

Segundo nosso exemplo, no mercado de “emagrecimento” há o nicho “emagrecer com dieta”, ou outro, como “emagrecer com musculação”.

Ao escolher um nicho, você deve se preocupar em selecionar um que tenha um grande número de interessados. Não adianta você escolher um nicho muito específico, pois você certamente atingirá a um número menor de pessoas interessadas.

Note, maior interesse = maior concorrência. Então você precisará de destacar pela qualidade de seu trabalho de divulgação, de como você criará confiança com seu público, pois seu público precisa confiar em você para comprar algo que você está indicando.

Escolhendo Nichos de Mercado

  • Pesquisa nas plataformas de afiliados (classificação de produtos por categoria (nicho), maior quantidade de produtos vendidos, o nicho por trás do produto)
  • Uso do Google Trends/Ubersuggest (termos mais procurados, “medos”, “desejos”)
  • Pesquisa Google (pesquisas relacionadas a partir um termo inicial)
  • Youtube (pesquisas do tipo “como fazer”)

Notem que uma forma não exclui outra, na verdade deve-se usá-las em conjunto.

Validando um Ninho de Mercado

O processo de escolha de um nicho envolve em paralelo o processo de validação do mesmo, isto é, de pesquisar se o nicho em vista vale ou não a pena, ou seja, se você terá público, se você terá audiência, tráfego.

Olhe os resultados de pesquisas, normalmente, um maior número de buscas tende a significar que seja um bom nicho.

Verifique a há tendência de queda ou de alta de buscas, use as ferramentas Google Trends e Ubersuggest. Faça a comparação entre termos de pesquisa.

Navegue pelas redes sociais. Verifique o número de visualizações dos vídeos no YouTube. Confira, no Facebook, número de páginas vs curtidas, grupos vs número de participantes. Navegue para obter ideias.

Detalhando os principais mercados/nichos de mercado

  • saúde/emagrecimento/bem estar;
    • Como emagrecer
    • Como perder barriga
    • Dieta
    • Treinos
    • Como ganhar massa massa muscular
  • dinheiro/investimentos/negócios;
    • Como ganhar dinheiro (na internet, com blog, no YouTube, com uma loja virtual, …)
    • Trabalhar como freelancer
    • Investir na bolsa de valores
  • relacionamentos/sexualidade;
    • Como arrumar namorada
    • Arrumar namorado
    • Paquerar na balada
    • Casamento
    • Relacionamento sério

Notem aqui, mais uma vez, que nichos de mercado estão intimamente ligados aos sentimentos de “dor” e “prazer”. O melhores nichos sempre vão visar entregar produtos que lidem com essas necessidades: Quem não quer estar bem de saúde, em forma, magro, com um corpo legal? Quem não quer sem bem sucedido na vida, ganhar bem, ser vitorioso nos negócios? Quem não que quer um relacionamento bacana, estável, com uma pessoa legal?

São necessidades que a maioria das pessoas quer alcançar/satisfazer. Um bom nicho de mercado entrega produtos que atenderão a tais necessidades.

Está gostando de ler “Marketing de Afiliados: Escolhendo Nichos e Produtos”? Então, continue sua leitura.

Escolhendo Produtos

Determinado o nicho, ou seja, seu público alvo, você deve passar a escolha de qual ou quais produtos você divulgará.

Abrindo aqui um parênteses, entendo que a escolha de um produto passe primeiro pela definição do nicho de atuação, mas há quem prefira iniciar pela escolha do produto.

Voltando, a escolha de um produto normalmente será feita em uma das plataformas de afiliados, entre elas, a Hotmart, a Monetizze e a Eduzz.

Análise nas plataformas o nome do produto, a imagem do produto, a descrição do produto, se há e como são as mídia para divulgação, se há páginas alternativas, se tem funil de vendas.

Analise no site do produto o domínio, o layout, a qualidade geral e visual, se passa profissionalismo.

Verifique a presença do produto nas redes sociais, se há fan page, grupo de afiliados, se há testemunhos de usuários.

Analise também o produtor, quem é, é de confiança, tem fama, se destaca no mercado, o que oferece.

Lembre-se, seu cliente irá comprar o melhor produto, na verdade, o mais vendável. Nem sempre o melhor produto é o mais vendável. O marketing do produto faz a diferença. Claro que um produto ruim com excelente marketing pode vender num primeiro momento, mas com certeza entrará em declínio. Seu objetivo é escolher produtos bons com ótimo marketing. Então escolha produtos vendáveis.

Análise da Concorrência

Em qualquer mercado há concorrência, e no Marketing de Afiliados não seria diferente.

Conheça sua concorrência. Siga seus concorrentes, assine suas listas, curtas suas páginas no Facebook, assine seus canais no Youtube, veja o que estão fazendo, qual a estratégia estão adotando.

Notem que a ideia não é copiar ninguém. É analisar o que de bom estão fazendo para tentar fazer melhor. É identificar seus erros para não cometê-los.

Ainda, um concorrente pode-se se tornar aliado. Se há um produto “matador”, avalie se ao invés de concorrer, talvez não seja melhor se aliar, se tornar afiliado. Podemos chamar isto de concorrência saudável, colaborativa. Talvez a troca de experiência seja mais positiva para ambos do que a concorrência em si.

Conclusão

Não há como, em apenas um artigo, esgotar todo o conteúdo do Marketing de Afiliados. É preciso muito estudo e dedicação para começar a dominar todos os conceitos envolvidos, e ainda mais díficil colocá-los em prática. Mas aqui tentamos explicar 2 de seus principais componentes: Nichos de Mercado e Produtos.

Então, em resumo, um bom nicho se traduz num nicho que possa ser fortemente monetizado, que possua um bom número de bons produtos, específicos ou relacionados.

Não adianta um termo altamente procurado que você não tenha como monetizar, por exemplo, Kim Kardashian, altamente pesquisado, mas como seria monetizá-lo?

Nichos mais procurados normalmente possuem maior concorrência, por outro lado, nichos mais específicos tendem a ter  menor concorrência.

Produtos que vendem bem normalmente pertencem a bons nichos, que por sua vez tem produtos que vendem bem. Simples assim.

Espero que você tenha gostado de ler “Marketing de Afiliados: Escolhendo Nichos e Produtos”. Até a próxima

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